François Hollande – O nome da alternância
Após um belo processo democrático os socialistas franceses finalmente puderam anunciar o nome do candidato à alternância em 2012: François Hollande.
O deputado da Corrèze, que era também o candidato de FrancePo às Primárias Socialistas, conseguiu em nível nacional 56,6% dos votos contra 43,3% da prefeita de Lille, Martine Aubry.
No mapa ao lado é possível conferirmos os departamentos franceses onde prevaleceram o voto em cada candidato, note-se que Martine Aubry venceu apenas em seu departamento de sua cidades (Nord), em seus vizinhos (Seine-Maritime, Somme e Pas-de-Calais). Hollande aumentou sua vantagem no sul da França e conquistou algumas regiões importantes onde Martine Aubry tinha vencido no primeiro turno (como na cidade de Lyon). Ainda assim, Aubry manteve-se como maioria em Paris.
“François Hollande é o nosso candidato, eu colocarei todas minhas energias e toda minha força para que ele seja o próximo presidente da República.”
Martine Aubry
À seguida do anúncio dos primeiros resultados das primárias do PS, a ex-primeira secretária do Partido Socialista e candidata nas primárias, Martine Aubry, felicitou calorosamente François Hollande, o qual ela julgou que a partir daquele noite ele seria seu candidato, “as primárias o tornaram ainda mais legítimo para o combate contra a direita e a extrema-direita”. Ainda em seu discurso, Aubry anunciou que retomará as funções de primeira-secretária do PS, substituindo Harlem Désir, o primeiro-secretário interino. Resta saber qual o papel de Aubry na futura dispuita presidencial, ainda mais depois de um segundo turno difícil no qual ela fez muitas acusações a Hollande, incitando-o como homem da esquerda imprecisa.
Oscar Berg,
Brésil, Le 17 d’Octobre 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário