segunda-feira, 29 de abril de 2013

Governo Francês quer melhor a situação dos estudantes estrangeiros e quer mais brasileiros na França

Sciences Po de Paris, uma das melhores universidades franceses 


             Assim que chegou à presidência francesa em maio de 2012, François Hollande prometeu melhorar a situação dos estudantes estrangeiros na França e, sobretudo, através do cancelamento da “Circular Guéant” que dificultava o acesso dos estudantes estrangeiros ao mercado de trabalho francês.

            Em uma visita a Cité Internationale universitária de Paris em 16 de abril, os ministros do Interior (Manuel Valls) e do Ensino Superior (Geneviève Fioraso) anunciaram algumas medidas para melhorar o acolhimento à estudantes estrangeiros nas universidades francesas.

            A ministra do ensino superior declarou que a França se encontra em uma situação “frágil” em matéria de recepção de alunos estrangeiros. Recentemente, o país passou da 4º a 5º colocação entre os países que mais recebem estudantes estrangeiros. Manuel Valls declarou que “Para ser relevante no mundo de amanhã, a França deverá saber atrair os melhores estudantes, os melhores pesquisadores, os melhores cientistas, isso diz respeito à nossa competitividade”.

            Para simplificar a vida dos estudantes estrangeiros, os ministros anunciaram uma generalização do titre de séjour – visto para residência na França – plurianual aos estudantes de acordo com a duração de seus estudos, evitando a sua renovação anual junto às Prefeituras. Faz parte do plano dos ministros ainda, aproximar prefeituras e universidades para que melhor coordenar o acompanhamento dos alunos estrangeiros.

            Da mesma forma, o governo francês deseja facilitar o acesso dos melhores alunos estrangeiros ao mercado de trabalho francês, o que fora restringido pela “Circular Guéant” durante a presidência de Sarkozy. Desde a chegada de François Hollande ao poder essa circular do Ministério do Interior foi anulada.

            Os ministros negaram que o governo pense em aumentar as taxas de inscrição nas universidades para os alunos estrangeiros. Ainda segundo os ministros, taxas de inscrição mais baixas é um trunfo para a França atrair estudantes asiáticos e brasileiros que não conseguem financiar seus estudos nos Estados Unidos ou no Reino Unido. O objetivo da França é exatamente diversificar a origem geográfica de seus estudantes estrangeiros, atraindo, em especial, um maior número de jovens estudantes e pesquisadores de países emergentes. Nesse sentido, a Assembleia Nacional Francesa começará a analisar em 22 de maio um novo projeto de lei sobre o Ensino Superior e a Pesquisa que legaliza aulas e cursos em língua estrangeira.

            Em 2011, a França contava com cerca de 290.000 estudantes estrangeiros, o que representa 12,3% do total de estudantes no país do Hexágono. A proporção de estudantes estrangeiros aumenta conforme o nível de especialização dos estudos. No doutorado, a proporção chega à 41% de alunos estrangeiros.

As informações são da rubrica política do jornal Libération

Oscar Augusto Berg,
Brésil, le 23 avril 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário